Pular para o conteúdo principal

o q eu tenho em comum com Dom Sinésio?

fiquei feliz ontem,
encontrei este artigo, e vi que não sou a única a me preocupar com isso...
perder tempo, neurônios, e paciência com o comportamento da juventude diante do compromisso...

olha só o que diz o Dom:

*****************************
Evangelização da juventude
30 de outubro de 2005
Dom Sinésio Bohn
Bispo de Santa Cruz do Sul

Uma família firmemente vinculada à comunidade eclesial tem um problema: os dois filhos mais novos são ótimos, acreditam em Deus, mas se negam a participar das celebrações de fé da comunidade.
A mãe está triste, o pai acha que é crise retardada da adolescência, os jovens não estão nem aí! O pároco, antes entusiasta da Pastoral da Juventude, diz que não suporta mais a imaturidade da nova geração. Ele nem desconfia que está velho e fora da cultura atual.
E o bispo? É novo, tem seu próprio movimento espiritualista e não acha que é pecado matar grupos de jovens só porque não levam a sigla de sua predileção.
E a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil? Decidiu assumir como tema central da 44ª Assembléia Geral, em 2006, o assunto: "Evangelização da Juventude".
O Conselho Permanente nomeou uma comissão encarregada de preparar o tema, com uma orientação clara: "O tema precisa levar em conta a grande parte dos jovens não-evangelizados ou não relacionados com a Igreja e a ação eclesial".
Pergunta ainda qual o vínculo com as Diretrizes da Igreja no Brasil e com o Projeto Nacional de Evangelização.
Para completar a moldura, em 2007 o Brasil há de sediar a V Conferência do Episcopado Latino-Americano, com o tema: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida". E o lema: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Sem esquecer que o próprio Papa Bento XVI confirmou sua presença em Aparecida do Norte, lugar da V Conferência.

Como oferecer o Evangelho à juventude mais interessada em aprofundar relações humanas, do que em transformar a sociedade? Mais sensível à religião como fermento espiritual, do que vínculo com a Igreja organizada? Mais atraída por movimentos dinâmicos e emocionais, do que por projetos eivados de racionalidade e de compromissos institucionais?

Há um outro desafio não pequeno: O Papa Paulo VI, falando sobre a evangelização, diz que a Igreja "tem sempre necessidade de ser evangelizada, se quiser conservar jovialidade, alento e força para anunciar o Evangelho" (EN, 15). Significa que a Igreja, no mínimo, deve estar disposta a escutar a juventude, auscultar com simpatia seus valores, olhar com o coração seus clamores e respeitar seu modo de ser e de vivenciar a sua fé.
Em Brasília houve um seminário em preparação ao projeto de evangelização da juventude.
Vi que bispos, presbíteros, irmãs religiosas e leigos adultos ouviram atentamente o testemunho e as sugestões de jovens.
Parecia o jovem Isaías falando a seu povo. Fiquei feliz e otimista.
A profecia ainda não está calada e ainda está sendo escutada.

***

Salve Dom Sinésio!
Que tenhamos muitos Isaías a gritar pela juventude, para que consigamos vencer a apatia!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador