Pular para o conteúdo principal

Pandemia e aceleração


Em nossa casa comum, precisamos cuidar da nossa saúde de forma integral, conectada com o meio ambiente, a sociedade, a saúde do nosso corpo, nossa mente e nossa alma.

Acredito na visão orgânica disso tudo, uma coisa não existe sem a outra, e não há como ter saúde de fato sem um certo equilíbrio entre cada uma destas dimensões.

O cenário de pandemia, no qual todos estamos mergulhados, trouxe à tona diferentes cenários de aceleração e desaceleração.

A atualidade é acelerada, a informação cresce a uma velocidade que nossos ancestrais sequer teriam condições de imaginar ou compreender. 

E nosso corpo não consegue acompanhar.
Biologicamente as mudanças demoram eras para se perpetuarem em uma espécie. Ainda temos em nosso DNA memórias dos caçadores coletores, que não metabolizam vitamina B, por exemplo, pois ela esteve disponível na alimentação natural da espécie por inúmeras gerações. 

O hormônio do sono só é sintetizado em nosso corpo quando conseguimos ter uma boa higiene do sono, dormindo sono profundo e preferencialmente no escuro, como aconteceu em praticamente toda a nossa história evolutiva. 

Temos iluminação elétrica há quantas gerações? E não fomos capazes de nos adaptar... imagina o tempo que precisaremos para adaptar nosso corpo e mente à revolução muito mais densa que a elétrica, que é a revolução tecnológica.

Esta aceleração sem dúvida não nos cai bem, ainda.

E então vem a pandemia. E a tecnologia nos permite estar conectados, mas nos torna reféns dos eletrônicos.

Dos eletrônicos e das redes... 

ou você não sentiu a pressão para que nos mantenhamos produtivos (e ocupados) 24horas por dia, conectados e ‘empreendendo’?

Toda esta sobrecarga de ‘lives’ nas redes sociais demonstra ao menos dois pontos fundamentais: 

Primeiro – a arte é o que nos ajuda a superar qualquer crise. (consegue imaginar a gente passando por isso sem livros? Música? Filmes e séries?

Segundo: a necessidade de se sentir/estar ‘produtivo’ (ou seria ocupado?). É uma enxurrada de live de empreendedores, gurus de negócios, vendedores de cursos, promotores de pacote de ‘soluções’ para você se sentir produtivo e principalmente ocupado.

Ao mesmo tempo que há a necessidade de ocupar tudo e todos 24 horas por dia, perdemos a noção de que há pessoas que estão ainda mais sobrecarregadas com este cenário, e sendo psicologicamente e economicamente massacradas.

Aliás, aqui podemos começar a falar da desaceleração:

Perceberam que ao comprarmos apenas o essencial, 
“desaceleramos” a economia?

Apenas isso já seria motivo suficiente para repensarmos toda forma de consumo, todo ato de consumo que promovemos. Quem alimentamos? Como existimos? Como consumimos?
E é esta ameaça à economia, que jogou na cara da sociedade que tudo depende da classe trabalhadora. Se o trabalhador não está na ativa, não há geração de lucro..
(o velho Carl nunca foi tão atual)
E também é uma oportunidade para falarmos sobre os motivos pelos quais os serviços considerados essenciais são os que têm os menores salários do mercado... vc já se deu conta disso? (supermercado, frentista de posto, atendentes, lixeiros, profissionais de limpeza) em geral são as pessoas que possuem os menores salários.

São muitos pontos a refletir quando falamos de aceleração e desaceleração, não é mesmo?

Mas conta prá gente, o que você gostaria de acelerar em sua vida?

O que gostaria de poder desacelerar?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador