Pular para o conteúdo principal

dia do café

Separei algumas características do bom e velho café, e algumas dicas de como 'compreendê-lo' a partir delas.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA BEBIDA
Para o degustador e preparador de café é importantíssimo conhecer e saber sentir as características principais da bebida: doçura, acidez, amargor, corpo e aroma.

Veja o que cada uma delas significa:

Doçura – os cafés podem ter doçura variando de nula (sem doçura) até doçura muito boa.
Características – Os cafés mais finos apresentam um sabor adocicado que permite que sejam bebidos sem adição de açúcar.
Atenção! Cafés preparados com excesso de grãos verdes, pretos ou ardidos não apresentam doçura perceptível.

Amargor – É o gosto produzido pela cafeína.
Características – Deve ser leve ou equilibrado nos cafés de melhor qualidade.
Atenção! Amargor forte ou muito forte, que molestam a garganta, são provenientes de cafés inferiores e também, de uma torra muito acentuada (escura) ou de um tempo excessivo de contato da água com o pó de café (moagem fina).

Acidez – É a sensação obtida na parte lateral da língua.
Características – Bastante desejável no café, especialmente em mercados europeus (Alemanha).
Atenção! No Brasil, os cafés são pouco ácidos. Os grãos do Cerrado Mineiro e os da Mogiana (SP) caracterizam-se por uma leve acidez. No Sul de Minas encontram-se os mais ácidos.

Corpo – É uma sensação causada na sua boca pela persistência no paladar.
Características – Enriquece a bebida do café. Um café pode ser sem corpo, leve, bom corpo ou encorpado, dependendo do seu tipo.

Aroma – São os elementos perceptíveis ao olfato.
Características – Os aromas podem ser: frutado, florado, achocolatado, semelhante ao pão torrado ou outros. Bons cafés têm aroma pronunciado.
A maior acidez do café permite maior percepção do aroma.
Atenção – A avaliação pelo aroma depende da experiência do degustador.

Dicas de preparo vou postar no blog Babi Arteira.

Beijinho, e bom cafezinho a todos, nestes dias gelados...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador