Pular para o conteúdo principal

Oração aos Orixás

Que a irreverência e o desprendimento de Exú me animem a não encarar
as coisas da forma como elas parecem à primeira vista e sim que eu
aprenda que tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado
bom e proveitoso! Laro Yê Exu!

Que a tenacidade de Ogum me inspire a viver com determinação, sem que
eu me intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança
desobstruam meu caminho e seu escudo me defanda. Ogum Yê meu Pai!

Que o labor de Oxossi me estimule a conquistar sucesso e fartura às
custas de meu próprio esforço. Suas flechas caiam à minha frente, às
minhas costas, à minha direita e à minha esquerda, cercando-me para
que nenhum mal me atinja. Okê Arô Ode!

Que as folhas de Ossanhe forneçam o bálsamo revitalizante que
restaure minhas energias, mantendo minha mente sã e corpo são. Ewe
Ossanhe.

Que Oxum me dê a serenidade para agir de forma consciente e
equilibrada. Tal como suas águas doces – que seguem desbravadoras no
curso de um rio, entrecortando pedras e se precipitando numa
cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para
encontrar o mar – assim seja que eu possa lutar por um objetivo sem
arrependimentos. Ora YeYêo Oxum!

Que o arco-íris de Oxumaré transporte para o infinito minhas orações,
sonhos e anseios, e que me traga as respostas divinas, de acordo com
meu merecimento. Arrobobo Oxumaré!

Que os raios de Yansã alumiem meu caminho e o turbilhão de seus
ventos leve para longe aqueles que de mim se aproximam com o intuito
de se aproveitarem de minhas fraquezas. Êpa Hey Oyá!

Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da Lei Divina em meu
coração. Seu machado pese sobre minha cabeça agindo na consciência e
sua balança me incuta o bom senso. Caô! Caô Cabecilê!

Que as ondas de Yemanjá me descarreguem, levando para as profundezas
do mar sagrado as aflições do dia-a-dia, dando-me a oportunidade de
sepultar definitivamente aquilo que me causa dor e que seu seio
materno me acolha e me console. Odoyá Yemanjá!

Que as cabaças de Obaluayê tragam não só a cura de minhas mazelas
corporais, como também ajudem meu espírito a se despojar das
vicissitudes. Atotô Obaluayê!

Que a sabedoria de Nana me dê uma outra perspectiva de vida,
mostrando que cada nova existência que tenho, seja aqui na Terra ou
em outros mundos, gera a bagagem que me dá meios para atingir a
evolução, e não uma forma de punição sem fim como julgam os
insensatos. Saluba Nanã!

Que a vitalidade dos Ibeijis me estimule a enfrentar os dissabores
como aprendizado; que eu não perca a pureza mesmo que, ao meu redor,
a tentação me envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas
sim refinamento moral! Onibeijada!

Que a paz de Oxalá renove minhas esperanças de que, depois de erros e
acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegarei ao meu
objetivo mais nobre; aos pés de Zambi maior! Êpa Babá Oxalá!

------
Sabem que sou católica, até pouco tempo atrás, era 'de carteirinha'...
hoje tô mais prá católica por teimosia...
mas vamos em frente!

Recebi esta oração em um grupo que preza o diálogo inter-religioso,
e não pude deixar de postar,
até porque... o 20 de novembro está chegando,
e a questão do negro no Brasil é uma questão ainda pouco explorada.

Moro em uma região de colonização alemã, (o berço, aliás, pois foi aqui que a primeira leva chegou .. em 1824).
Chegou e simplesmente 'deletou' a existência dos negros, que estavam em São Leopoldo desde muito antes, haja visto que isto era uma Real Feitoria (um espaço onde o império mantinha escravos com o intuito de cultivar a terra e produzir para o império... aqui plantava-se linho).

Deixo neste espaço esta oração, pois rezar com o diferente, é uma forma de também enxergar Deus.
Acho muito interessante a forma como a cultura africana se relaciona com suas divindades... a questão do 'ter a divindade em seu corpo' é uma teologia muito interessante... muito diferente de nós cristão ocidentais que a jogamos cada vez mais para fora... trancamos em igrejas/padarias, portadoras e únicas fabricadoras do Deus/pão.

Egoísmo?
bom... isso é discussão para outro momento....

Rezemos com o povo negro...

E que neste dia 20 de Novembro saibamos aprender um pouco a resistir aos poderes opressores, como fez Zumbi.

E que, do mesmo modo que os africanos/africanistas rezam com seus orixás... que nos aproximemos de verdade do nosso Deus, dos nossos valores.

Amém, Axé!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

covardia

Quando alguém teme a verdade passa a controlar e a reprimir. Leonardo Boff Isto explica o comportamento covarde de muita gente, que se esconde ao invés de usar de autenticidade... Ou pior ainda, que manipula a verdade, ora se fazendo de vítima, ora de senhor. e isso faz das pessoas escravas. Já dizia o mestre; "Conhecereis a verdade... e ela vos fará LIVRES". Viva a verdade, viva a autenticidade, viva Cristo!

Simplificando...

Outro dia estava analisando os eletrodomésticos lá de casa, lutando para arrumar a cozinha, buscando espaço para acomodar meus adorados e práticos potes Tupperware. Dei de mão no multiprocessador e na batedeira antiga (mamãe me deu uma nova), e passei adiante. Levamos para um lugar onde serão bem utilizados, abriu um espação... Fico abismada com a quantidade de coisas supérfluas que nos empurram todos os dias, seja pelos comerciais de televisão, ou mesmo pelos catálogos de venda. Ontem estava olhando um destes catálogos, na casa da minha mamis, e vi um protetor para dedos, que você usa enquanto corta legumes. É mais um dos itens fadados a ir parar no fundo da segunda gaveta da pia, aquela em que moram os itens que compramos por impulso, e que usamos uma vez e só. Fui para a casa refletindo, quanta coisa compramos no impulso e passam a entulhar nossa casa... Nos mudamos a pouco mais de seis meses, ainda não conseguimos comprar todos os móveis necessários. Priorizamos a cozinha, q