Pular para o conteúdo principal

Na Universidade das Incertezas...

NA UNIVERSIDADE DAS INCERTEZAS

APRENDEMOS A NÃO TEMER O FUTURO.

 

 

         Vivemos, novamente, uma expectativa de crise, que, na verdade ainda é muito maior nas nossas expectativas do que na nossa realidade.

         É fato que alguns segmentos do mercado já sentiram impactos mais doloridos do que outros. É fato, também, que temendo o futuro, muitas empresas estão cortando custos e investimentos, como se esta fosse a única fórmula para enfrentar a dificuldade e o desafio.

        "Todos nós já fizemos a Universidade das Incertezas", declarou há algumas semanas, o presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, ao afirmar que a empresa irá manter seus investimentos em comunicação em 2009, que são de 200 milhões de reais (3,5% do faturamento da multinacional em nosso país, que é de 5,7 bilhões de reais).

         Afirmando que a comunicação, na Nestlé, "é considerada como um investimento", Zurita enxerga "janelas de oportunidades em meio a situações adversas" e dá um passo importante para alavancar o crescimento da empresa que dirige.

         Sim, porque fatalmente haverá concorrentes que se encolherão, que reduzirão ou cortarão os seus investimentos em Publicidade e Marketing, além de cortar pessoal e outros custos administrativos e operacionais.

         Quando se precisa perder peso, recomendam os médicos, devemos reduzir gorduras, mas não os nossos músculos. Ou ficaremos mutilados e fracos.

          Muitas empresas, temerosas, cortam os músculos do Marketing e da Comunicação, que seriam os únicos que jamais poderiam ser cortados, pois são responsáveis por manter o esqueleto das empresas em pé, alavancando mais e mais vendas.

          Marketing e Comunicação eficientes são aliados para vencer as crises, quando executados de forma profissional e competente.

           Na Grande Depressão norte-americana, de 1929, o pânico foi maior do que o que verificamos hoje, muito embora esta crise financeira mundial nos seja apresentada em proporções muito maiores. Muitas empresas quebraram, muitas pessoas ficaram sem emprego, mas a Economia se recuperou.

           E a grande lição daquele momento de grande crise foi a de que as empresas e marcas que continuaram presentes na vida dos consumidores foram as que mais fortalecidas saíram da crise, transformando-se em marcas líderes de seus segmentos de mercado.

          Os estudiosos afirmam que num momento de crise, de incertezas, os consumidores fortalecem a sua confiança nas marcas que não somem, que não os abandonam.

          Os que somem da mídia, somem da lembrança na hora das compras.

          Já vivemos muitas crises, no Mundo e no nosso Brasil. Volta e meia tem uma e os Profetas do Apocalipse as ampliam com boatos muitas vezes inverídicos, além do sensacionalismo.

          O exemplo da Nestlé é apenas um, entre centenas, de empresas que sabem que a crise representa risco e oportunidade – e que bons profissionais sabem minimizar os riscos para aproveitar as oportunidades.

           Na II Guerra Mundial, uma ação de Marketing é emblemática sobre como aproveitar bem as oportunidades. A Coca-Cola determinou que seu refrigerante fosse vendido nos fronts de batalha, na Europa, na África e na Ásia, a US$0,05, para saciar a sede e a saudade de casa dos milhões de combatentes norte-americanos no exterior.

            A ação, determinada pelo presidente da Coca-Cola de então, Robert Woodruf, não só conquistou milhões de consumidores nos Estados Unidos quando a guerra terminou, como expandiu mundialmente a atuação da companhia.

            Mao Tse Tung, célebre líder chinês, dizia: "Quando o inimigo avança, recuamos. Quando o inimigo para, avançamos. Quando o inimigo foge, aniquilamos".

             Este ensinamento da arte da guerra é muito apropriado para o momento atual, no qual dezenas de concorrentes vão recuar.

             Não estou afirmando que deve-se atacar com todas as forças, mas garanto que ganhar mercado está mais fácil neste momento, do que estava há alguns meses, quando ninguém falava, pensava ou sonhava em crise e todos se mantinham anunciando, promovendo e divulgando.

             Na Guerra do Marketing, como escreveram Al Ries e Jack Trout, "devemos sempre analisar as nossas forças, as forças dos nossos inimigos, o terreno onde iremos atuar e as nossas possíveis alianças".

              "Marketing é uma guerra de percepções", afirmou Al Ries. Por isso, precisamos ser percebidos como marca fortes, sólidas e confiáveis. Não como marcas fracas, frágeis e medrosas. Nossos consumidores e o trade nos percebem, pela forma como atuamos no mercado.

          Todos precisamos sobreviver e vencer a crise, mais esta e as outras que ainda virão (provocadas por nós mesmos ou por fatores externos).

           Por isso, nada mais indicado do que avaliar sinceramente as nossas forças e as dos nossos concorrentes, assim como o mercado e os consumidores, além de possíveis alianças.

           A Nestlé, por exemplo, firmou recentemente parcerias com o Burger King e o McDonald's para incluir biscoitos e confeitos seus nas sobremesas de sorvete que as duas redes vendem, aos milhares, todos os dias. É um novo nicho, em vendas e em exposição de produto e marca.

           Crise, em mandarim, se escreve com dois ideogramas: risco e oportunidade.

            Por isso, nós que somos formados com louvor na Universidade das Incertezas devemos ter aprendido que não podemos temer qualquer crise.

            Temos a capacidade de reconhecer nossos erros, aceitar desafios e superar obstáculos. Já o demonstramos em outras oportunidades, até piores do que esta, neste nosso País.

           "Yes, we can" fez Barack Obama o novo presidente dos Estados Unidos, porque o slogan e seu discurso, suas ações e sua propaganda, se fundamentaram nas expectativas e esperanças de um povo que tinha perdido a fé no seu governante George W. Bush e até no seu país. Restaurar a fé no país, no governo e no próprio povo foi o ingrediente fundamental da eleição de Obama.

            Fé e coragem de ousar são os ingredientes fundamentais para enfrentar as dificuldades desta crise. Nenhuma empresa sobreviverá sem vendas - e sem lucro.

        Cabe aos empresários devolver a fé ao mercado, com a coragem de ousar e de buscar as oportunidades que estão aí, na sua frente – em novos negócios, nos recuos dos concorrentes, nas expectativas dos consumidores.

         Alianças devem ser buscadas.

         Oportunidades e riscos bem avaliados.

         Forças aferidas.

         A determinação de vencer deve ser real.

         E ações devem ser desenvolvidas, com ousadia e bom senso.

         Jamais recuar, ou jogar os betes, desistir.

        As crises passam. Sobrevivem os que tiveram a coragem de enfrentá-las. Perecem os que se amedrontaram, pararam e recuaram.

         Não devemos temer. Não temos o que temer.

         Sim, nós podemos vencer.

 

 

 

João José Werzbitzki, JJ

Publicitário, jornalista e consultor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

covardia

Quando alguém teme a verdade passa a controlar e a reprimir. Leonardo Boff Isto explica o comportamento covarde de muita gente, que se esconde ao invés de usar de autenticidade... Ou pior ainda, que manipula a verdade, ora se fazendo de vítima, ora de senhor. e isso faz das pessoas escravas. Já dizia o mestre; "Conhecereis a verdade... e ela vos fará LIVRES". Viva a verdade, viva a autenticidade, viva Cristo!

Simplificando...

Outro dia estava analisando os eletrodomésticos lá de casa, lutando para arrumar a cozinha, buscando espaço para acomodar meus adorados e práticos potes Tupperware. Dei de mão no multiprocessador e na batedeira antiga (mamãe me deu uma nova), e passei adiante. Levamos para um lugar onde serão bem utilizados, abriu um espação... Fico abismada com a quantidade de coisas supérfluas que nos empurram todos os dias, seja pelos comerciais de televisão, ou mesmo pelos catálogos de venda. Ontem estava olhando um destes catálogos, na casa da minha mamis, e vi um protetor para dedos, que você usa enquanto corta legumes. É mais um dos itens fadados a ir parar no fundo da segunda gaveta da pia, aquela em que moram os itens que compramos por impulso, e que usamos uma vez e só. Fui para a casa refletindo, quanta coisa compramos no impulso e passam a entulhar nossa casa... Nos mudamos a pouco mais de seis meses, ainda não conseguimos comprar todos os móveis necessários. Priorizamos a cozinha, q