Pular para o conteúdo principal

Fly Ladies - Metodologia de organização pessoal, organização da casa, rotina e qualidade de vida.

Eu ando meio que alucinada com a quantidade de coisas prá fazer, e com o pouco tempo para fazê-las. Um grande ‘vilão do tempo’ é nosso motivo mais sagrado de alegrias: nossa filhota. A rotina da Bruna nos toma um tempo danado, e é questão de sobrevivência conseguir reorganizar a lida doméstica, já que lá em casa não há (por enquanto e por um boooom tempo) como a gente pagar uma faxineira.
Buscando material para utilizar na comunicação interna da empresa onde trabalho (dicas de otimização do tempo) encontrei o blog Vida Organizada, da Taís Godinho, e lá entrei em contato com o mundo das Fly Ladies. Entrei no grupo de distribuição de e-mails do yahoo, e desde lá estou, com passinhos de bebê, progredindo um pouco a cada dia.
De vez em quando a gente “cai da carroça”, como as meninas dizem... (este final de semana em especial foi um pandemônio lá em casa, tem roupa por todo o lado). Mas o mais legal é que com a construção das rotinas, a casa tende a se ‘auto-arrumar’. 
A idéia central da metodologia é você construir rotinas diárias (rotina da manhã e rotina da noite) que te ajudem a adquirir a cultura da organização. Sem neuras.
A casa é dividida em zonas, e a cada semana do mês você dá uma atenção especial para a “zona da semana”, desta forma fica ‘abolido’ o faxinão de sexta feira, pois a cada dia, com 15 minutinhos de dedicação, você vai mantendo a casa ajustada e habitável. Claro que esse lance da “casa se auto-arrumar” é algo que vai acontecer com o tempo, primeiro vem os passinhos de bebê, os BabySteps.
Mas tudo isso vai acontecendo muito naturalmente, quando nos inscrevemos recebemos o arquivo com os 31 baby steps, que devem ser aplicados no decorrer de um mês, um passinho por vez, e que vai ajudar a entrar no ‘jeito’ das Fly.
Tem tudo muito bem explicadinho também no blog da Fly Ro Brasileira. Façam a visita.
Vou abrir uma guia para o método, pode ser uma boa para ajudar os visitantes que precisam de uma ajudinha, e principalmente para me ajudar a manter a disciplina.
Nesta semana vamos para a Zona 4 – que é o quarto principal.

Comentários

  1. Adorei!
    qro tentar!
    Será que consigo?! :O

    Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  2. Olá Barbara, sou do grupo Flaymigas e adorei seu blog. Já estou te seguindo, ficarei feliz com sua visita em meu blog.

    abs
    Adriana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olhe... e comente...

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

covardia

Quando alguém teme a verdade passa a controlar e a reprimir. Leonardo Boff Isto explica o comportamento covarde de muita gente, que se esconde ao invés de usar de autenticidade... Ou pior ainda, que manipula a verdade, ora se fazendo de vítima, ora de senhor. e isso faz das pessoas escravas. Já dizia o mestre; "Conhecereis a verdade... e ela vos fará LIVRES". Viva a verdade, viva a autenticidade, viva Cristo!

Simplificando...

Outro dia estava analisando os eletrodomésticos lá de casa, lutando para arrumar a cozinha, buscando espaço para acomodar meus adorados e práticos potes Tupperware. Dei de mão no multiprocessador e na batedeira antiga (mamãe me deu uma nova), e passei adiante. Levamos para um lugar onde serão bem utilizados, abriu um espação... Fico abismada com a quantidade de coisas supérfluas que nos empurram todos os dias, seja pelos comerciais de televisão, ou mesmo pelos catálogos de venda. Ontem estava olhando um destes catálogos, na casa da minha mamis, e vi um protetor para dedos, que você usa enquanto corta legumes. É mais um dos itens fadados a ir parar no fundo da segunda gaveta da pia, aquela em que moram os itens que compramos por impulso, e que usamos uma vez e só. Fui para a casa refletindo, quanta coisa compramos no impulso e passam a entulhar nossa casa... Nos mudamos a pouco mais de seis meses, ainda não conseguimos comprar todos os móveis necessários. Priorizamos a cozinha, q