Pular para o conteúdo principal

Janelas Abertas

Sabe, nem sempre a gente fala sobre as coisas boas que vive, que experimenta. Quero deixar então em forma de texto uma experiência que me marcou bastante, e aconteceu logo depois do Cenáculo.

********

JANELAS ABERTAS
Na passagem de Emaús os discípulos apenas são capazes de reconhecer Jesus após um gesto extremamente simples, que é a partilha do pão.
Hoje nada mudou, só vamos ver o Cristo depois de caminhar com ele e de sentarmos para partilhar nosso pão, nossa vida.
Trabalhamos bastante, caminhando juntos neste XV Cenáculo, mas uma das experiências mais marcantes que tive na caminhada do Cenáculo aconteceu em uma das reuniões de quarto dia.
Em um dos depoimentos ouvimos a experiência de uma cenante, que tinha desacreditado na bondade e generosidade de Deus, e que tinha suas janelas fechadas, sem vontade de olhar prá rua. Ela nos contou que lá no curso, reaprendeu a viver, se reaproximou de Deus, e sentiu novamente aquela paz que vem do Cristo. Ao chegar em casa a primeira coisa que fez foi abrir suas janelas.
Abrir as janelas... um gesto concreto que nos leva a um significado sublime.
Cantamos no curso: "Abra a janela do seu coração... e deixe a luz do Sol entrar..."
Fiquei pensando sobre tudo de maravilhoso que acontece no Cenáculo, e também nos momentos de sombras que existem, e cheguei a conclusão que isso só acontece porque temos preguiça de "Abrir nossas Janelas", ou então não acreditamos mais do mesmo jeito que o Cristo, nosso Sol, entra por elas e ilumina toda a nossa vida.
Muitas pessoas preferem ficar sentadas em suas salas com as janelas fechadas, criticando sua escuridão, nada pode ser feito por elas por aqueles que estão do lado de fora de suas casas/vidas. As janelas de nosso coração só se abrem por dentro, Deus não arromba janelas!
Sem luz, o que vemos se torna confuso, e é fácil fazer julgamentos injustos e precipitados.
Com a luz do Cristo tudo fica claro, vemos ‘de verdade’. E não mais julgamos, pois vemos melhor a nós mesmos a invés de olhar para os outros.
Fiquei pensando naquelas janelas abertas e pedi a Deus a graça de conseguir ainda abrir as janelas do meu coração, para aprender cada dia mais a amá-lo, e para que se conserve também a alegria e a esperança que se acendeu no Cenáculo.
Agradeço a Deus pelas graças que ocorreram neste encontro por mérito exclusivo de sua grande misericórdia, que se dignou a utilizar a cada um de nós, dirigentes simples, humanos, dotados de qualidades humanas, mas também de limitações exclusivamente humanas.
Agradeço também às críticas recebidas porque nos levam a reavaliar os métodos e objetivos.
Mas agradeço principalmente por Ele nunca se cansar da gente e por Ele se revelar através dos olhos cheios de luz que transbordam de um coração que reencontrou seu criador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador