Pular para o conteúdo principal

busca do outro

continuando a reflexão...

nós não somos seres feitos para viver sozinhos, temos muito forte a dimensão da socialidade. Tanto é verdade que se não fosse a capacidade do homem se socializar, não teríamos sobrevivido como espécie, pois não sei se é de conhecimento de todos, éramos caça, e nossos predadores eram bons em caçar... Foi o Cooperativismo, de certa forma, que nos permitiu viver em tribos, onde cuidávamos uns dos outros e da subsistência da espécie com suprimentos, segurança, etc.

Por isso acredito que a individualização que nos trouxe esta pós modernidade, também está nos remetendo a encontrar novas formas de viver este nosso sentido de coletividade.
Muito se fala hoje nas 'tribos'.
o que antes a Igreja fazia (reunir pessoas em um objetivo comum) assim como as outras instituições como exército, partidos políticos, movimentos sindicais, etc, cedeu espaço a novas formas do humano viver o seu coletivo.
Tribalismo - viver em tribos
Tribos de skatistas, tribos de roqueiros, tribo de yoga, tem tribo prá tudo.
O interessante é que nenhum destes grupos se permite estar unido por questões sociais, por exemplo.
O grupo de skatistas (vou pegar como exemplo apenas) assim como as demais tribos, não se reune em busca de melhorias nas condições sociais ou de trabalho destas pessoas skatistas. O que os une é o gosto em comum pelo skate, e a possibilidade de, estando juntos, vivenciar este gosto comum.
O gosto pelo outro é diminuído pelo desejo de satisfazer o seu prazer/instinto.
'Estou com você porque é boa para mim a sensação de satisfação de estar com você."

mas... é verdade que nem tudo está 'perdido'
não somos completamente (enquanto humanos) alienados das necessidades dos outros seres humanos.

O grande número de entidades civis sem fim lucrativos, que buscam o bem social e a promoção da vida de outros seres humanos e do planeta, é algo que revela empiricamente que o homem não perdeu a capacidade de se preocupar com o outro, assim como a capacidade de cuidar e ajudar o semelhante e a natureza que nos cerca.

É legal pensar sobre isso.

Pensar que podemos ajudar a criação a ser mais digna, e com isso vamos nos conhecendo cada vez mais, e fazendo deste mundo (mesmo que seja de grão em grão) um lugar mais interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador