Pular para o conteúdo principal

Carta do Papa à reunião da FAO sobre segurança alimentar mundial

Confesso que fiquei satisfatoriamente surpresa com as palavras de Bento XVI...

Deixo aqui na íntegra, para que você possa ler:

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 3 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Publicamos a mensagem de Bento XVI lida nesta terça-feira pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado e chefe da delegação da Santa Sé na Conferência de aproximadamente 50 chefes de Estado e de outros representantes nacionais sobre «A segurança alimentar moral: os desafios da mudança climática e a bioenergia», que se celebra de 3 a 5 de junho na sede do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma.

* * *

Senhor presidente da República italiana,

Ilustres chefes de Estado e de Governo,

Senhor diretor-geral da FAO,

Senhor secretário-geral da ONU,

Senhoras e senhores:

Com alegria apresento minha respeitosa e cordial saudação a todos vós que, de diferentes maneiras, representais os diferentes componentes da família humana, reunidos em Roma para concordar soluções idôneas e enfrentar o problema da fome e da desnutrição.

Pedi ao cardeal Tarcisio Bertone, meu secretário de Estado, que vos transmita a particular atenção com a qual acompanho vosso trabalho e que vos assegure que dou uma grande importância à árdua tarefa que vos espera. A vós se dirige o olhar de milhões de homens e mulheres, enquanto novas insídias ameaçam sua sobrevivência e situações preocupantes põem em perigo a segurança de seus países. De fato, a crescente globalização dos mercados nem sempre favorece a disponibilidade de alimentos e os sistemas produtivos com freqüência estão condicionados por limites estruturais, assim como por políticas protecionistas e fenômenos especulativos que deixam populações inteiras à margem dos processos de desenvolvimento. À luz desta situação, é necessário confirmar com força que a fome e a desnutrição são inaceitáveis em um mundo que, em realidade, dispõe de níveis de produção, de recursos e de conhecimentos suficientes para acabar com estes dramas e com suas conseqüências. O grande desafio de hoje consiste em «globalizar não só os interesses econômicos e comerciais, mas também as expectativas de solidariedade, no respeito e na valorização da contribuição de cada membro da sociedade» (Discurso à fundação Centesimus Annus pro Pontifice, 31 de maio de 2008).

Faço chegar à FAO e a seu diretor-geral meu apreço e gratidão por ter chamado novamente a atenção da comunidade internacional sobre o que é obstáculo para a luta contra a fome e por tê-la convidado a uma ação que, para que seja eficaz, tem de ser unitária e coordenada.

Com este espírito, desejo renovar às personalidades que participam desta reunião o auspício que formulei durante minha recente visita à sede da ONU: é urgente superar o «paradoxo de um consenso multilateral que continua padecendo uma crise por causa de sua subordinação às decisões de poucos» (Discurso à assembléia geral da ONU, 18 de abril de 2008). Também me permito convidá-los a colaborar de maneira cada vez mais transparente com as organizações da sociedade civil comprometidas em superar a crescente brecha entre riqueza e pobreza. Exorto-vos a continuar nessas reformas estruturais que, no âmbito nacional, são indispensáveis para enfrentar com êxito os problemas do subdesenvolvimento, dos quais a fome e a desnutrição são uma conseqüência direta. Sei que tudo isso é árduo e complexo!

Pois bem, como é possível permanecer insensíveis aos apelos daqueles que, em diferentes continentes, não conseguem alimentar-se suficientemente para viver? Pobreza e desnutrição não são uma mera fatalidade, provocada por situações ambientais adversas e por calamidades naturais desastrosas. Por outro lado, as considerações de caráter exclusivamente técnico ou econômico não devem prevalecer sobre os deveres de justiça para os que padecem de fome. O direito à alimentação «responde principalmente a uma motivação ética: ‘dar de comer aos famintos’ (cf. Mt 25-35), que chama a compartilhar os bens materiais como mostra do amor de que todos precisamos [...] Este direito primário à alimentação está intrinsecamente vinculado à tutela e defesa da vida humana, rocha firme e inviolável onde se apóia todo o edifício dos direitos humanos» (Discurso ao novo embaixador da Guatemala, 31 de maio de 2008).

Cada pessoa tem direito à vida; por isso, é necessário promover de maneira eficaz a aplicação deste direito e ajudar as populações que sofrem pela falta de alimentos a chegar a ser pouco a pouco capazes de satisfazer as próprias exigências de uma alimentação suficiente e saudável.

Neste momento particular, no qual está ameaçada a segurança alimentar por causa do encarecimento dos produtos agrícolas, devem ser elaboradas novas estratégias de luta contra a pobreza e de promoção do desenvolvimento rural. Isso deve acontecer também através de processos de reformas estruturais, que permitam enfrentar os desafios da própria segurança e das mudanças climáticas; também é necessário aumentar a disponibilidade de comida, valorizando as capacidades dos pequenos agricultores e garantindo seu acesso ao mercado. Pois bem, o aumento global da produção agrícola só poderá ser eficaz se for acompanhado pela distribuição eficaz desta produção e se for destinado primariamente a satisfazer as necessidades essenciais. Trata-se de um caminho que não é certamente fácil, mas que permitiria, entre outras coisas, redescobrir o valor da família rural: esta não se limita a preservar a transmissão, dos pais aos filhos, dos sistemas de cultivo, de conservação e de distribuição dos alimentos, mas é sobretudo um modelo de vida, de educação, de cultura e de religiosidade. Também, desde o ponto de vista econômico, assegura uma atenção eficaz e amorosa aos mais fracos e, em virtude do princípio de subsidiariedade, pode assumir um papel direto na rede de distribuição e comercialização dos produtos agrícolas destinados à alimentação, reduzindo os custos de intermediação e favorecendo a produção a pequena escala.

Senhoras e senhores:

As dificuldades atuais mostram como as modernas tecnologias, por si mesmas, não são suficientes para superar a carência alimentar, assim como tampouco o são as estatísticas ou o envio de ajuda em casos de emergência. Tudo isso tem certamente uma grande importância; contudo, deve ser completado e orientado por uma ação política que, inspirada nos princípios da lei natural que estão inscritos no coração dos homens, proteja a dignidade da pessoa. Deste modo, também se respeita a ordem da criação e se tem «como critério de orientação o bem de todos» (mensagem para a Jornada Mundial da Paz, 1º de janeiro de 2008, n. 7).

Só a tutela da pessoa, pois, permite combater a causa principal da fome, ou seja, esse fechamento do ser humano para seus semelhantes que dissolve a solidariedade, justifica os modelos de vida consumista e desagrega o tecido social, preservando e inclusive chegando a aumentar o sulco de injustos desequilíbrios, deixando de lado as exigências mais profundas do bem. (cf. Deus Caritas est, 28).

Portanto, se se fizesse valer o respeito da dignidade humana na mesa das negociações, das decisões e de sua aplicação, poder-se-iam superar obstáculos que de outro modo são insuperáveis e se eliminaria, ou ao menos diminuiria, o desinteresse pelo bem dos demais. Deste modo, seria possível adotar medidas equivalentes, que não se rendam diante da fome e da desnutrição, como se se tratasse simplesmente de fenômenos endêmicos e sem solução. A defesa da dignidade humana na ação internacional, também de emergência, ajudaria também a limitar o supérfluo na perspectiva das necessidades dos demais e a administrar de modo justo os frutos da criação, colocando-os à disposição de todas as gerações».

À luz destes princípios, desejo que as delegações presentes nesta reunião assumam novos compromissos e se proponham a levá-los a cabo com grande determinação. A Igreja Católica, por sua parte, deseja unir-se a este esforço! Com espírito de colaboração, baseando-se na antiga sabedoria, inspirada pelo Evangelho, propõe um chamado firme e profundo, que continua sendo de grande atualidade para quem participa da reunião: «Dê de comer a quem está morrendo de fome; se não lhe der de comer, o terá matado» (Decretum Gratiani, c. 21, d. LXXXVI). Asseguro-vos que, neste caminho, podeis contar com a contribuição da Santa Sé. Esta, ainda que se diferencia dos Estados, une-se a eles nos objetivos mais nobres para assinalar um compromisso que, por sua própria natureza, envolve toda a comunidade internacional: alentar todo povo a compartilhar as necessidades dos demais povos, pondo em comum os bens da terra que o Criador destinou a toda a família humana.

Com estes sentimentos, formulo meus melhores desejos de êxito para a conferência e invoco a bênção do Altíssimo sobre vós e sobre todos que estão comprometidos com o autêntico progresso da pessoa e da sociedade.

Vaticano, 2 de junho de 2008

BENEDICTUS PP. XVI

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador