Pular para o conteúdo principal

coleta seletiva - Vai PLANETA!!!!

aqui na nossa cidade ainda não há coleta seletiva implantada em todos os bairros...

mas uma coisa pouca gente sabe, é que há uma usina de reciclagem de lixo, para onde vai todo o lixo recolhido na cidade.

Assim aquela desculpa de que "não adianta separar, porque no caminhão mistura tudo" não se aplica, uma vez que tudo que o caminhão do lixo leva, é separado em uma grande esteira, na Usina de Reciclagem de lixo, aqui em São Leopoldo (RS).

Então é muito válido fazer a separação mais básica, mais primária do lixo, que é SECO X ORGÂNICO.

Assim não 'suja' o lixo seco, e facilita a vida de tantas famílias que vivem da renda gerada do lixo.



Quem tem pátio em casa, pode fazer ainda outra separação, que é o lixo orgânico que pode ser aproveitado na compostagem (cascas de frutas, etc...) e o lixo orgânico que não pode (papel higiênico, pó de café, restos de comida - porque possuem sal).

O orgânico 'natural' que são as cascas e sementes de frutas, verduras e legumes, pode e deve ser levado ao quintal, preferencialmente depositado em um buraco e coberto de terra, a fim de que se torne adubo.

E que belo adubo se forma... reconstitui as propriedades da terra... é ótimo.



Estamos tentando fazer da melhor forma possível a coleta seletiva aqui em casa.

Falamos tanto em ecologia, em 'preocupação do ser humano com o planeta', mas gestos concretos e simples como este (da boa e consciente separação) ainda estão longe de serem realidade em todas as casas.

Falta alimento porque desperdiçamos muita comida.

Pense só na quantidade de comida cozida que você e sua família jogam semanalmente no lixo?

Enquanto não percebermos que, além de fazer falta para outras pessoas, é nosso rico dinheirinho que está indo para o lixo... este quadro não vai mudar não.



Como diria o Capitão Planeta (agora eu me puxei)

o poder é de vocês!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?

dormir na rede...

Tá um calor tão gostoso aqui no Rio Grande do Sul, em pleno inverno... Não é comum, mas tá gostoso! Sabe aqueles dias lânguidos? (esta palavra tirei do fundo do baú agora, hehehe) n os quais a gente só pensa em estar no sol... 'lagarteando'? Nossa... to com um soninho... dormiria na rede agora, nem precisaria de uma leitura prévia para dar sono... Curiosidades sobre redes de dormir: A primeira citação nominal em português da rede de dormir foi feita em 27 de abril de 1500 pelo escrivão da frota portuguesa, Pedro Vaz de Caminha, na ocasião em que o Brasil foi descoberto. Segundo consta em seus relatos, os índios dormiam sobre redes altas, atadas pelas extremidades. De acordo com os registros recolhidos até hoje, as redes possuem o copyright sul-americano. O nome “rede” foi dado pelos portugueses. Os índios a chamavam de “ini”. “A cama obriga-nos a tomar o seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se co

Latinoamérica

"Deus salve a América do Sul Desperta, ó claro e amado sol ... Deixa correr qualquer rio que alegre esse sertão Essa terra morena, esse calor, esse campo, essa força tropical! Desperta América do Sul, Deus salve essa América Central! Deixa viver esses campos molhados de suor, esse orgulho latino em cada olhar, esse canto e essa aurora tropical " *** Estou em casa ouvindo música, e curtindo uma bela música latinoamericana. Quando estudei sobre nosso continente, percebi o quanto nós Brasileiros ficamos sentados de costas para ele. Assim como o país se volta pro Atlântico, também nós voltamos as costas para os costumes, as culturas, idioma... tudo que se refere aos nossos irmãos de terra. Os donos da terra aqui no continente eram os mesmos, não havia esta divisão "Tordesilhana" entre os índios... Evidentemente haviam muitas outras divisões de tribos, grupos, etc... mas a identidade os unia mais do que separava. E hoje, nossa identidade é muito maior com os colonizador