Pular para o conteúdo principal

oração aos orixás... e a quem mais for possível...

Orixás.
Eis um tema que conheço pouco, mas que em função de uma oração (aliás lindíssima) que postei há um tempão aqui no blog ainda traz muita gente prá cá.

Desde a experiência que tive em 2008 com a hospitalização do pai, tenho pensado muito nesta coisa de religiosidade, espiritualidade, religião.
Acredito que são coisas diferentes, conceitos diferentes...
E uma coisa que aprendi de tudo que vivenciei, é que o que menos importa de verdade é a confissão religiosa da pessoa.
A confissão pode ajudar, quando a pessoa está envolvida com a religião de confessa, para que ela tenha um aprendizado sistematizado, um envolvimento comunitário...
Mas quando é apenas coisa 'pró forma', realmente não vale de nada.
O que realmente importa?
simples de responder: o amor
"de tudo... fica o amor..."
(1Cor13)

E há algo que falte mais nos nossos dias do que isso?
O que é este massacre a que o povo Palestino está sendo sujeitado, senão uma imensa prova de desamor?
Onde estão os líderes religiosos, que se acham senhores do bem e do mal, mas que cruzam os braços diante da morte insana? Onde estão as autoridades, os que dizem lutar em nome da liberdade do mundo??? Não há nada que possamos efetivamente fazer?

Como me sinto impotente diante disso...

Diante da guerra na terra santa, e diante da guerra que se traça diante de nossos olhos.

Domingo chegamos em casa e uma vizinha veio trazer a notícia de um rapaz aqui de perto que foi morto na beira do rio.
Foi morto com quatro tiros a queima roupa porque devia R$20,00 para os traficantes.
"morreu prá dar exemplo"

...
Guri novo, cheio de vida, com problema de drogadição.
"morreu prá dar exemplo"
...

Exemplo de quê, prá quê?

...
To triste, me sentindo ainda com os pés e mão atados.

e não há oração a orixá nenhum que faça isso melhorar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova de toga...

Estou concluindo neste semestre minha graduação em História. Apesar da c orreria e  do desgaste, está sendo bem legal curtir os momentos finais da faculdade, e providenciar as coisas prá formatura.   Neste sábado tem prova da toga, quando vamos tirar as fotos para os convites... Bah, que legal! Tá certo que vou ter que me virar sozinha prá me arrumar, já que não tem quem queira abrir salão às 6h30 da manhã de sábado, risos... mas vou sobreviver. Também não adianta querer me fantasiar de alguém que não sou, se habitualmente nunca uso nada extravagante ou mesmo uma maquiagem mais pesada.   Vou fazer uma boa de uma chapinha e me puxar em um make up básico. (e viva os tutorias do youtube!!!)   lol   Segunda e terça tirei de folga, prá poder me dedicar à finalização do TCC. Agora vai.

Pandemia e aceleração

Em nossa casa comum, precisamos cuidar da nossa saúde de forma integral, conectada com o meio ambiente, a sociedade, a saúde do nosso corpo, nossa mente e nossa alma. Acredito na visão orgânica disso tudo, uma coisa não existe sem a outra, e não há como ter saúde de fato sem um certo equilíbrio entre cada uma destas dimensões. O cenário de pandemia, no qual todos estamos mergulhados, trouxe à tona diferentes cenários de aceleração e desaceleração. A atualidade é acelerada, a informação cresce a uma velocidade que nossos ancestrais sequer teriam condições de imaginar ou compreender.  E nosso corpo não consegue acompanhar. Biologicamente as mudanças demoram eras para se perpetuarem em uma espécie. Ainda temos em nosso DNA memórias dos caçadores coletores, que não metabolizam vitamina B, por exemplo, pois ela esteve disponível na alimentação natural da espécie por inúmeras gerações.  O hormônio do sono só é sintetizado em nosso corpo quando conseguimos ter uma boa...

bergamota

Inverno... uma coisa boa de se fazer é comer bergamota no sol... vc quer uma? hehehehe E vc, o que gosta de fazer no inverno?